A implantação do Programa de Odontologia Hospitalar nos hospitais trouxe resultados significativos para pacientes. O projeto que torna-se obrigatório a presença de dentistas na Unidade de Internamento Intensivo (UTI), diminuiu 30% o tempo de internamento, consequentemente o numero de gastos com remédios, segundo os dados do Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel (Natal-RN). Entretanto, ainda tem alguns impasses para a implantação do projeto em alguns estados.
Segundo a Dra. Teresa Morais, presidente do Departamento de Odontologia da AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a evolução da odontologia vem acarretando um melhor entendimento do estudo de doenças bucais e cada vez mais estudado os efeitos sistêmicos destas patologias. Pesquisas cientificas relacionam as infecções bucais a outras patologia sistêmicas, considerando como potencial para aumentar ou colaborar com o risco de outras doenças, tornando-se essencial a presença de dentistas na UTI.
O Projeto de Lei 2776/08 do Deputado Neilton Mulim (PR-RJ), em que torna-se obrigatório a presença de dentistas em todas as unidades de UTIs, foi aprovado em 2013, por unanimidade pelo Senado Federal. Pioneiro no nordeste, está atuando nas unidades de saúde desde janeiro de 2015.
De acordo com um novo relatório publicado pela empresa de pesquisa de mercado MarketsandMarkets, o mercado de odontologia cosmética global deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,8% de 2015 até 2020 para chegar a US$ 22,4 bilhões em 2020.
O crescimento desse mercado pode ser atribuído à expansão da população de classe média com o aumento do rendimento disponível nos países em desenvolvimento, a crescente sensibilização dos consumidores sobre a odontologia cosmética, um crescente foco na odontologia estética e o aumento do turismo odontológico em mercados emergentes.
vEm 2014, os sistemas dentais e o mercado de equipamentos representaram a maior parte do mercado da odontologia cosmética. Isto foi principalmente devido à ampla aplicação de equipamentos dentários e sistemas em diversos procedimentos odontológicos. A crescente utilização de sistemas CAD/CAM para a usinagem de próteses, tais como as coroas, facetas, pontes, e inlays e onlays, para tratamento odontológico cosmético também tem contribuído para a grande parte deste mercado.
O relatório também identificou os principais participantes no mercado da odontologia estética, tais como, 3M, Danaher Corp., DENTSPLY International, Straumann, Zimmer Biomet Holdings, Align Technology, Sirona Dental Systems, BIOLASE, Planmeca e A-dec.
11 3951.0740
Rua Jaguaretê, 228 | Casa Verde | 02515-010 | São Paulo-SP
Estacionamento próprio |
contato@qualident.com.br
QUALIDENT LABORATORIO DENTAL S/S LTDA CRO LAB 664 R.T: Lucélia Cerqueira da Silva
Técnico em prótese dentária - CROSP TPD 13227